Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
O que fazer para ensinar o seu cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo? Eis aí uma pergunta que todo tutor se faz, principalmente, quando o novo companheiro chega a sua casa. Para os filhotes sofás, tapetes, rodapés e sapatos costumam funcionar como banheiro, sobretudo, para criar os animais dentro de casa ou de apartamento.
A melhor receita para ensinar o animal a fazer suas necessidades no lugar certo é o treinamento, aliado com uma boa dose de paciência e dedicação da parte do tutor. Bater, xingar etc não vão resolver o problema. Com o jeito, o animal vai saber que tem o seu banheiro próprio em algum canto da casa. Veja abaixo algumas dicas:
Separe um local para ele sempre fazer as necessidades ali. Um truque que pode ser usado é impregnar um jornal (ou tapete higiênico) com o xixi e colocar no local. Assim o cãozinho associa o cheiro ao local.
Quando ele começar a fazer xixi ou cocô no lugar certo, mostre que ficou feliz fazendo um carinho ou dando um petisco. Esse reforço positivo irá lembrá-lo sempre de fazer no mesmo local.
Jamais dê bronca no seu animal caso ele faça as necessidades em outro lugar. Isso vai fazer com que ele tenha medo de fazer xixi e cocô e não aprenda o correto. Em casos mais extremos, recomenda-se dobrar um jornal em forma de canudo e bater no chão (nunca no animal).
Há também medicamentos conhecidos como pipi pode (que aponta onde o animal deve fazer as necessidades) e pipi não pode (para que o animal não se sinta confortável naquele local). Umedeça o tapete higiênico com o pipi pode e, se ele fizer em outro lugar, borrife pipi não pode.
O local deve ser longe da comida ou de onde o seu animal dorme. Eles naturalmente têm preferência por locais assim.
Evite limpar o xixi na frente do seu cachorro. Isso pode fazer com que o seu animal entenda que assim ele chama a sua atenção e, ao invés de mudar, ele continuará a fazer no lugar errado.
Se ele estiver fazendo as necessidades no lugar errado, interrompa e mostre o local correto, chamando ele. Caso ele mude para o local que você indicou, use o reforço positivo, dando os parabéns.
Dê um nome para a atividade, como ir ao banheiro ou fazer xixi. Isso ajudará o seu cão a assimilar o comando quando levá-lo ao lugar correto.
Comandos de voz diretos, como um rígido não, quando o cão faz no lugar errado, também funcionam.