Blog

Idade do cão x a do homem: como entender tal curiosidade

  1. 10 mai 2021
  2. 3051
Idade do cão x a do homem: como entender tal curiosidade

Além do nome de gente, por conta do espírito dos tutores dos pets incorporam, muitas vezes, uma série de sentimentos bem comuns aos seres humanos. Algumas expressões ilustram bem isso. Se o animal anda meio amuado, costuma-se dizer que ele anda triste, um estado de espírito bem comum aos seres humanos.

Se isso acontece com as emoções, nada mais natural do que comparar a idade do cão com a dos humanos, que sempre foi uma preocupação de todos aqueles que possuem um animal de estimação em casa.

Foi daí que surgiu a velha lenda: para saber a idade humana dos cães, basta multiplicar a idade dele por sete. Um cachorro de três anos teria 21 se fosse um homem, por exemplo.

Mas essa resposta não é tão simples assim. O veterinário Jesse Grady, do departamento de veterinária da Mississippi State University, nos EUA, resolveu esclarecer no site The Conversation o que é verdade e o que é fantasia de dono.

Para começar, a real sobre a regra dos sete anos: segundo o especialista, esse mito nasceu do fato de que um cão de porte médio e saúde ideal vive, em média, um sétimo do tempo de vida de seu dono.

Faz um certo sentido: enquanto um ser humano saudável pode chegar aos 80 anos, um cão médio nas mesmas condições chega facilmente aos 12.

Isso tudo, no entanto, é uma aproximação um tanto grosseira. Nem todo cão é de porte médio, e o veterinário esclarece que cachorros (e gatos) envelhecem de forma diferente não só das pessoas, mas também uns dos outros, dependendo da raça.

Levando em conta que os cães são uma das espécies de mamíferos mais diversa do planeta, podendo variar drasticamente em tipos de corpo, pelo e peso (de 3 kg a 90 kg na idade adulta), não faria sentido colocar todos no mesmo pacote.

Baseado nas ‘Diretrizes dos Estágios Caninos’ da American Animal Hospital Association, os veterinários atuais dividem os cães em seis categorias: filhote, júnior, adulto, maduro, sênior e geriátrico.

Os estágios de vida são uma maneira mais prática de pensar sobre a idade; e até mesmo as recomendações de saúde humana se baseiam mais em estágios de desenvolvimento do que no número absoluto de anos vividos.

A raça do cão e seu tamanho são os maiores fatores associados a sua expectativa de vida, seguido da nutrição e peso.

Desmentida a regra dos sete, a principal recomendação dos especialistas é saber o estágio de vida de seu pet, para poder cuidar melhor dele. Infelizmente, você não poderá dizer que seu cãozinho de 18 anos anos tem, na verdade, 126 primaveras.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X