Blog

Importância das consultas de rotina para cães e gatos

  1. 13 mai 2020
  2. 3711
Importância das consultas de rotina para cães e gatos

Quem tem filhotes em casa mantém o hábito de visitar regularmente o veterinário para checar como está o desenvolvimento de seu cão ou gato e administrar as vacinas recomendadas. Na idade adulta, no entanto, as consultas de rotina costumam ser deixadas de lado.

Porém, o ideal é que os animais de estimação mais idosos passassem por consultas de check-up pelo menos a cada seis meses. No entanto, os tutores brasileiros procuram o veterinário geralmente só quando há algum problema.

Essa falta de cultura de levar o animal adulto ao veterinário pode trazer problemas, como de repente descobrir uma doença já em estado avançado. É bom lembrar sempre que as consultas e exames são vitais na prevenção e no tratamento precoce das doenças.

Aos quatro anos de idade, os cães e gatos são considerados adultos e devem ser submetidos a um conjunto de exames em seu check-up. Se o animal estiver aparentemente saudável, o ideal é fazer um acompanhamento que inclui exames de sangue, função renal, função hepática, glicemia, eletrocardiograma, radiografia do tórax.

A revacinação anual é um ponto importante das consultas. Além da raiva, há uma série de doenças que podem ser evitadas. Outro hábito deve ser a vermifugação dos cães e gatos e o controle de parasitas externos.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X