Blog

Inverno mais frio requer cuidados redobrados com os pets

  1. 28 jun 2018
  2. 2377
Inverno mais frio requer cuidados redobrados com os pets

Apesar do veranico no Rio de Janeiro, o Inverno começou na semana passada. Segundo as previsões meteorológicas, a temporada fria deste ano será mais dura para todos, inclusive para os animais domésticos. A baixa temperatura requer muitos cuidados com os pets, do banho ao local onde eles dormem. 

Um dos pontos de atenção é com a temperatura da água para o banho. Seja em casa ou em uma pet shop que ofereça serviços de banho e tosa, é importante que a água esteja morna e o ambiente aquecido. Ao retirar o animal do estabelecimento, o tutor deve vesti-lo com uma roupa e cobri-lo com um cobertor ou manta para impedir que ele sofra com a mudança brusca de temperatura.

As baixas temperaturas também demandam mais cuidado na escolha do shampoo utilizado para dar banho nos animais, isso porque o frio resseca a pele deles. O banho seco, feito por meio de pó ou spray, também é uma opção. A tosa, nesse período, deve manter os pelos mais altos, sendo o mais recomendado optar apenas pela tosa higiênica.

É necessário, também, estimular o consumo de água, já que durante o frio é comum que os animais ingiram o líquido em menor quantidade, o que pode causar problemas de saúde, especialmente nos gatos, que têm tendência a doenças renais. Uma forma de realizar esse estímulo é distribuir diversos potes de água pela casa, utilizar fontes e oferecer alimentos úmidos, como sachês.

No momento do passeio, é importante evitar horários mais frios e, para animais que se adaptam ao acessório, utilizar sapatos para proteger a pele das patas das baixas temperaturas, especialmente durante geadas. O uso de hidratantes também é bem-vindo, não só nas patas, mas nos focinhos.

A mudança de hábitos dos animais durante o frio não se restringe à redução no consumo de água, mas também na diminuição da prática de exercícios físicos, já que eles ficam menos ativos. Por isso, é necessário que os tutores estimulem os animais, uma vez que os exercícios são aliados de uma vida saudável, evitam o ganho de peso, que pode acarretar doenças, e auxiliam no controle da temperatura corporal. 

As roupas também ajudam na proteção aos animais, já que elas colaboram para manter o calor dos corpos deles. Além das roupas, as camas, casinhas e cobertores também ajudam a manter os animais aquecidos. 

No caso dos gatos, é interessante adquirir uma cama no formato iglu, que é mais atraente para eles. O tutor pode ainda colocar tapetes ou cobertores embaixo da cama, seja aquela que vai ao chão ou a elevada. É essencial também que os animais não tenham permissão para sair diretamente para áreas externas em dias frios, devido ao choque térmico. E no caso dos animais que vivem em quintais, o ideal é colocar a casinha, com cobertores dentro, em área coberta.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X