Blog

Mitos e verdades da castração de cães e gatos

  1. 09 mar 2016
  2. 2120
Mitos e verdades da castração de cães e gatos

Apesar de ser uma técnica adotada por muitos, a castração ainda provoca uma série de dúvidas entre os tutores. Em torno da solução que ajuda, por exemplo, a prevenir doenças como o câncer de mama em cães e gatos, surgiu ao longo do tempo uma série de mitos, principalmente para quem não busca se informar direito sobre o procedimento. 

Para ajudar os tutores nesta hora, o melhor é deixar os mitos de lado. Com uma boa conversa com o médico-veterinário, você vai ver os benefícios trazidos pela castração, bem como os cuidados que cães e gatos terão que ter daí para a frente. Abaixo veja a nossa ajuda para desfazer velhos mitos e colocar na cabeça de todos algumas verdades sobre a castração.

Mito 1 - um ato cruel

Em primeiro lugar, é bom dizer que o procedimento não provoca sofrimento para o animal, uma vez que esta é uma cirurgia bem simples, com uma técnica bastante conhecida e madura. A segurança é garantida pela aplicação de anestesia inalatória geral. A recuperação do animal também costuma ser muito rápida. A melhor receita é procurar uma clínica de confiança, com profissionais especializados.

Mito 2 - Só após a primeira cria 

Você não precisa esperar a fêmea ter a primeira cria para submetê-la a esta cirurgia, ao contrário. Quanto mais cedo, menor serão as chances de o animal desenvolver algum tipo de tumor.

Mito 3 - Tendência a engordar 

Não é a castração que influência no ganho de peso. É bom lembrar que, assim como os seres humanos, o avanço da idade traz alguns quilos a mais. Fatores como dieta inadequada, ingestão excessiva de alimentos, pouca atividade física, hormônios estão entre os que mais costumam influir no ganho de peso. Converse com o veterinário do seu animal sobre uma boa dieta para não afetar a saúde do seu pet.

Verdade 1 - Sem idade para a castração

Em geral, não há um limite de idade para o animal passar por este tipo de cirurgia. Nas fêmeas é indicado fazer a castração antes do primeiro cio para evitar o desenvolvimento de futuros tumores. Nos pets mais idosos, é importante fazer um check-up mais detalhado antes da cirurgia para evitar possíveis riscos.

Verdade 2 - Melhor comportamento

A castração elimina ou reduz uma série de problemas do comportamento dos animais. A lista inclui, a necessidade de urinar para demarcar território, a agressividade relacionada à disputa pelas fêmeas e as escapulidas noturnas de gatos. Isto acontece porque os machos travam embates sexuais por causa da fêmea. 

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X