Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
Quem tem pet em casa, principalmente, cães e gatos, está acostumado com uma série de histórias ou curiosidades sobre comportamento, a vida e o dia a dia deste animais. São mitos ou verdades que, em muitos casos, deixam a gente com a pulga atrás da orelha.
Se você tem dúvidas sobre uma questão ligada a doenças; como os cães e gatos enxergam; os impactos da castração; da transmissão de raiva; do contágio de doenças entre homens e animais, conheça um pouco do que pode ser mito ou verdade. Veja 10 questões que preocupa muita gente.
Verdade. Os animais enxergam muito bem no escuro devido a uma pigmentação existente no fundo dos olhos que reflete e amplifica a luminosidade.
Mito. Há muitos anos se achava que os cães enxergavam apenas preto e branco, mas pesquisas comprovam que tanto cães quanto gatos conseguem diferenciar algumas cores como azul, cinza e amarelo.
Mito. O nariz molhado e o frio não podem ser considerados como um indicativo de que seu cão está doente. Para saber se o animal apresenta um quadro febril, deve-se fazer uso de um termômetro por via retal. Só assim é possível saber se o bichinho está com febre ou se o focinho está quente apenas por aumento da temperatura do ambiente.
Verdade. é cada vez mais frequente os cães fazerem parte da família e participarem do nosso cotidiano. Esperam o dia todo até seu dono chegar do trabalho ou de um passeio, e os recebem tão felizes como se tivessem ficado dias longe. Sendo assim, ele espera que seu dono chegue com a mesma energia de sempre. Se a intensidade de interação não é a mesma, eles sentem que algo está errado e podem acabar ficando deprimidos também.
Verdade. A castração em fêmeas caninas é indicada antes do primeiro cio. Isto evita que ocorram alterações hormonais prevenindo o aparecimento de tumores mamários e uterinos em até 99%.
Verdade. Os machos têm por instinto uma disputa territorial e isto é determinado através da urina. Castrando o animal antes da fase adulta não ocorrerá está disputa e ele não irá urinar pela casa toda.
Mito. Cães e gatos não transmitem gripe ou resfriados para humanos, assim como os humanos não transmitem para eles. Os agentes virais são diferentes entre os felinos, caninos e humanos.
Verdade. A raiva é uma doença transmitida por um vírus que causa dificuldade de deglutição e agressividade nos cães. A principal via de transmissão para humanos é a mordida do animal infectado e também a saliva. A prevenção da doença deve ser feita através da vacinação anual.
Mito. Existem algumas doenças que são transmitidas de animais para os humanos, mas isto não significa que grávidas e bebês sejam privados deste convívio. Animais devidamente vacinados, desverminados e vivendo em um ambiente limpo podem manter contato tanto com as futuras mamães, quanto com as crianças.
Mito. A asma é uma doença alérgica respiratória que ocorre em humanos por algum tipo de predisposição genética, podendo ocorrer crises por contato com ácaros do ambiente e em contato com gatos ou cães que estejam com ácaro em sua pelagem, mas o gato não transmite asma.