Blog

Música clássica para acalmar os animais

  1. 27 nov 2015
  2. 3042
Música clássica para acalmar os animais

Quem resiste aos acordes de um violão, de um violino ou de toda a harmonia de uma orquestra. Assim como os seres humanos, os animais reagem à música, o que pode variar de acordo com o estilo musical executado. Certamente, a reação de um animal que escuta rock pauleira será bem diferente daquele acostumado com ritmos mais suaves, como o blues ou o jazz.

Com uma música clássica, a tendência é que os animais se sintam mais relaxados, segundo um estudo recém publicado pela Universidade do Colorado, os Estados Unidos. A pesquisa mostra que existem estilos musicais que não geram nenhum efeito nos animais, mas a música clássica os relaxa em grande maneira, chegando a acalmar os quadros de estresse.

De acordo com os pesquisadores, é bom deixar o rádio ligado em casa enquanto os tutores estão ausentes. Por isso, 53% dos americanos deixam seus animais com música em casa enquanto estão no trabalho. Também existem creches caninas que utilizam a música clássica para relaxar os animais antes dos treinamentos.

A música na terapia para animais é utilizada em casos como ansiedade por separação de seus tutores; antes de ir ao veterinário; antes de ir ao pet shop; quando se recebe visita em casa; quando há tempestade, ou pirotecnia; quando sabemos que os cães vão passar por uma situação de estresse.

Ainda de acordo com o estudo norte-americano a música clássica retarda a respiração e reduz de modo considerável os batimentos do coração, o que favorece o relaxamento e, consequentemente, tranquiliza o nosso amigo peludo.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X