Blog

No mês azul, um alerta para os donos de pets

  1. 19 nov 2021
  2. 2364
No mês azul, um alerta para os donos de pets

Novembro é o mês que carrega a cor azul para conscientizar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata. Para quem não sabe, a doença também atinge pets, como gatos e cães, podendo levar à morte se não for diagnosticada em sua fase inicial.

Em geral, de acordo com os estudos, o câncer de próstata ocorre em animais com mais de seis anos de idade. Problemas hormonais e desequilíbrio na produção de testosterona do cão ocasionam o aumento do tamanho da próstata.

Normalmente, os tumores que atingem os cães são benignos, não ocasionando riscos à saúde do animal. No Brasil, ainda faltam dados sobre a ocorrência da doença nos animais de estimação.

Sintomas

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas que pode ser identificada por meio de alguns comportamentos que os pets apresentam, principalmente na hora de urinar.

A maior frequência urinária, gotejamentos constantes, sangue e pus, além de dificuldades de defecar, são alguns sintomas da doença. Para identificar essa doença é preciso fazer uma ultrassonografia abdominal associada ao toque retal. 
A ultrassonografia abdominal, por ser um exame minucioso, consegue mensurar com detalhes o tamanho da próstata e verificar se há cistos prostáticos ou se há alguma alteração no tecido prostático. 
Já o toque retal, de forma mais grosseira, mensura o aumento da próstata do animal.  O aumento da próstata depende da testosterona produzida pelos testículos dos animais. O tratamento recomendado para os cães é a castração. 
 

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X