Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
A temporada de muito sol e calor requer uma dose extra de atenção com os animais de estimação. O aumento da temperatura cria um ambiente propício para a proliferação de parasitas como pulgas e carrapatos.
No caso das pulgas, deve-se dar uma atenção especial para o local em que o animal dorme, pois é ali que se concentra a maior parte dos ovos, larvas e pupas, estágios inferiores desses parasitas.
Além de trazer incômodos como alergias e coceiras, estes parasitas também podem transmitir doenças graves aos animais e seres humanos. Cães e gatos afetados por pulgas podem contrair o dipylidium caninum, parasita que ataca o intestino e causa diarreia, com consequente perda de peso. Ambos também podem ter processos alérgenos desencadeados como a dermatite alérgica à picada de pulgas (DAPP), além de anemia e estresse.
Já com os carrapatos o tutor tem que ficar atento aos lugares que são mais favoráveis ao seu surgimento como batentes de porta e janela, rodapés, embaixo de móveis e estrados de cama, frestas, muros e paredes.
Os carrapatos causam doenças como a erliquiose, a babesiose e a hepatozoonose, patologias que, quando não tratadas, atacam os glóbulos vermelhos e brancos e podem levar à morte.
# Faça um tratamento preventivo em cães e gatos. Quando usados mensalmente, os produtos previnem contra a infestação de parasitas no animal e no ambiente;
# Utilize uma linha de tratamento específica para aplicação em animais e no ambiente, composta por produtos adequados e seguros, além de atentar para a limpeza de cada lugar habitado pelo animal;
# Observe as indicações de uso e as instruções que constam na embalagem de cada produto direcionado ao tratamento do animal e do ambiente;
# Prossiga com o tratamento até a eliminação total das parasitas. Caso o tratamento não traga o efeito esperado, consulte um médico veterinário para receber orientações adequadas.