Obsessão dos cães por comida: o que fazer?

1. 03 fev 2021
Obsessão dos cães por comida: o que fazer?

Seu cão costuma devorar a comida tão logo você encha o seu "prato"? Ele come desesperado com muita ansiedade? Cuidado, pois é bom você ligar o sinal de alerta, pois seu animal de estimação pode sofrer de obsessão alimentar.

O resultado final pode ser a obesidade, mal que atinge uma boa parte da população canina do país atualmente. No Brasil estima-se que mais de 30% dos pets estejam com sobrepeso, o que pode causar, por exemplo, problemas cardiorrespiratórios, artrites e diabetes.

A obsessão por comida pode ser um problema. Se houver mais de um cão na casa, pode ser difícil tentar alimentar todos ao mesmo tempo se um dos cães estiver obcecado pela comida, pois ele tentará pegá-la do outro.

Por outro lado, é preciso ter muito cuidado com cães que ingerem tudo o que encontram no chão, pois engolir um corpo estranho pode causar obstruções no intestino.

Comer muito rápido, o que muitas vezes está ligado à obsessão por comida, também é um problema, pois quando os animais se alimentam com voracidade, eles engolem o ar, que se acumula na forma de gases e causa uma digestão pesada.
Além disso, esse comportamento pode ser perigoso em raças com predisposição para a torção do estômago (raças de cães grandes e gigantes).

Uma solução bem simples e recomendada sempre é dividir a alimentação do animal em duas porções por dia e também oferecer uma quantidade menor, se o animal está acostumado a comer rapidamente.

Outra solução é investir em ações que ajudem o animal a manter o seu autocontrole. Uma saída é preparar jogos de olfato com a comida, buscando tornar a tarefa de comer um pouco mais difícil para ele, pois aí ele vai usar o faro para encontrar o seu alimento.