Blog

Onde estão os carrapatos?

  1. 14 out 2015
  2. 6987
Onde estão os carrapatos?

A temperatura mais elevada representa um risco para a vida dos animais de estimação. No caso dos cães, o tempo mais quente aumenta o risco da presença mais constante de um inimigo perigoso: os carrapatos. Eles estão por todos os lugares, e é sempre bom ficar em estado de alerta constante.

Além de não descuidar da prevenção, o que nem todos fazem é identificar os ambientes mais sujeitos à presença desses seres altamente nocivos. Afinal, eles estão em uma série de lugares, que precisam de uma permanente higienização.

Ambientes de risco

Quem possui cão em casa não tem como evitar o contato com ambientes sujeitos à ação dos carrapatos, como pet shops, estabelecimentos de banho e tosa, creches e hotéis para pets. Neste caso, o tutor deve ficar de olhos abertos para o estado do lugar, que deve ser tratado sempre com produtos específicos contra esta praga. O entra e sai de animais, claro, é um convite para uma renitente infestação.

Quem tem cachorro no quintal, mesmo que você procure fazer de forma correta a limpeza do ambiente, corre risco. Se o seu vizinho também tiver cães em áreas ou no quintal, converse para ver se ele faz a devida limpeza e conservação do local. Isto porque os carrapatos se movimentam de um lugar para o outro, levando toda a carga nociva.

Nos passeios nos parques e praças das nossas cidades, sobretudo nos gramados onde outros animais frequentam, também existe perigo. Sem contar que os carrapatos podem chegar até as nossas casas agarrados nas roupas ou sapatos dos próprios tutores.

O perigo da madeira

Quem não admira uma boa casinha de cão feita de madeira? Sim. São bonitas e garantem conforto para os pets, mas, no entanto, são alvo certo para os carrapatos, que costumam se alojar neste ambiente. Uma boa dica é utilizar uma casinha feita de material plástico, bem mais fácil de manter a higiene em dia.

Casas com piso de madeira (tábua corrida ou tacos, hoje menos comuns) também são ambientes de risco, uma vez que os carrapatos costumam se esconder nas frestas do piso. Procure manter sempre o seu animal num local coberto por piso frio, também muito mais fácil de higienizar.

Doenças e sintomas

As doenças de carrapato mais comuns são a Babesiose e a Erlichiose. São causadas por um protozoário e por uma bactéria transmitidos para a corrente sanguínea dos animais com a mordida do carrapato. Os sintomas são vários, entre eles a febre, apatia, falta de apetite, dores articulares, falta de disposição para brincar. Alguns animais ficam com diarreia, vômito, pancreatites e comprometimento renal.

Para evitar a doença, alguns cuidados são muito importantes. O primeiro passo é conversar com o médico veterinário do seu animal para receber instruções. O mercado conta com vários produtos que conseguem eliminar os carrapatos. Outra coisa que se pode fazer é evitar, quando passear com o animal, o aglomerado de cães, locais de terra, lugares com muita grama, porque provavelmente vai ter muito carrapato naquele local.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X