Blog

Os cães podem sonhar?

  1. 14 set 2021
  2. 2444
Os cães podem sonhar?

Quem pensa que sonhar é um ato somente dos seres humanos está muito enganado. Segundo alguns estudos, o sonho também faz parte da vida dos cães. E para isso, claro, eles precisam dormir bem.

Assim como os seres humanos, eles passam por dois estágios de sono, o REM e o não REM. No estágio REM acontecem os sonhos e por isso os pets também podem viver essa experiência.

Enquanto estão de olhos fechados, os cães dão alguns sinais de que podem estar sonhando. Observe se seu pet mexe uma ou várias patinhas, se faz movimentos com a cabeça, se abana o rabo, ou se tem tiques oculares, por exemplo. Esses podem ser sinais de sonho. O choro ou ganido também são comuns, especialmente nos filhotes.

Dormir bem

Cães que acordam com facilidade durante a noite ou têm muitos pesadelos podem não estar descansando direito. O resultado é uma saúde mais frágil, com maior tendência ao desenvolvimento de infecções e doenças, por exemplo. Outros aspectos notados são que o animal fica mais irritado e agitado durante o dia.

Em vários estudos, ficou comprovado que o animal precisa estar em estado de descanso profundo para atingir o estágio de sono em que os sonhos acontecem. Esse pode ser um bom sinal de que o cãozinho está dormindo bem.

Com isso, a questão de acordar ou não o pet que está tendo um pesadelo é facilmente respondida. Se você notar sinais fofos como abanar de rabo, latidos felizes, patinhas que parecem estar correndo, deixe que seu companheiro durma tranquilo. 

Do contrário, caso o animal esteja uivando, chorando ou pareça estar com medo, você pode acordá-lo, mas faça isso delicadamente.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X