Blog

Os riscos do chocolate para os pets

  1. 26 fev 2016
  2. 1745
Os riscos do chocolate para os pets

Os supermercados e lojas vão, aos poucos, ganhando aquela decoração típica desta época do ano, uma vez que a Páscoa se aproxima. A publicidade em sites, mídias sociais, televisões, rádios, revistas e jornais também começa a pipocar. Apesar dos preços nas alturas dos tradicionais ovos de chocolate, fica muito difícil fugir da tentação provocada pela guloseima. E não só para nós, mas para os pets também, uma vez que muitos tutores gostam de presentear os animais com esta delícia.

Só que é bom os donos de cães e gatos ficarem alertas. Os especialistas apontam os riscos do consumo deste alimento, uma vez que ele pode prejudicar a saúde dos animais. Uma recente pesquisa do American Chemical Society revelou que isso ocorre devido à existência de uma substância presente no cacau, a teobromina, que não é bem digerida pelos cães e acaba afetando o sistema nervoso do animal, ao contrário do que acontece com os seres humanos.

Segundo os estudiosos, a ingestão da teobromina pode provocar crises alérgicas, vômito e diarreia, e, em casos mais graves, corre-se o risco de intoxicação que pode ocasionar dificuldade locomotora, excitabilidade e até mesmo convulsões. Para ter risco de morte, no entanto, seria preciso um consumo muito exagerado (quantidade de acordo com o tamanho e peso do animal) do alimento.

Os casos de morte são apontados como raros, mas o consumo de chocolate pelos pets é capaz de provocar, de acordo com os pesquisadores, outros males como obesidade, diabetes e problemas dentários. Na comparação entre os tipos de chocolates, o considerado mais prejudicial é o amargo, que contém mais teobromina. 

Chocolates para pets

Como todos sabem da dificuldade para muitos de resistirem ao sabor desta iguaria, a indústria desenvolveu ovos de chocolate exclusivos para os animais. Ou seja, o tutor não precisa mais ficar com dor na consciência de não poder agradar o seu pet com esta delícia. O mercado já oferece boas opções.

A lista inclui, por exemplo, snacks e nuggets crocantes recheados com chocolate, sob medida para cães e gatos. Ou seja, guloseimas próprias para eles, reproduzindo de forma muito aproximada o cheiro e o sabor do tradicional e irresistível chocolate dos humanos. Enfim, na Páscoa, um agrado e tanto para o pet.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X