Outono requer cuidados redobrados com os pets

1. 22 mar 2019
  2. 1917
Outono requer cuidados redobrados com os pets

Ufa! Ufa! O calor foi embora. Agora vem o Outono, que começou oficialmente no dia 20 de março. A estação também exige uma série de cuidados com os pets, mesmo com a promessa de temperaturas mais amenas. Toda a atenção é pouca nesta época do ano para evitar doenças sobretudo, as respiratórias e articulares.

Com a temperatura mais baixa, os problemas nas articulações dos animais costumam a ocorrer, principalmente, para aqueles com mais idade. A umidade e o frio são fatores que aumentam os sintomas de dor em cães e gatos.

Uma das doenças mais comuns nesta estação é a gripe, normalmente, provocada pela mudança de temperatura. Além da prevenção por meio da vacinação, o tutor precisa cuidar bem do agasalhamento, dica boa para os cães de pelo curto, e do local onde o animal costuma dormir.

Veja dicas importantes para o Outono

# Alergias de Outono

É comum os cães terem erupções alérgicas na pele durante o outono. Caso o cão tenha espirrado mais que o de costume, comesse a bufar, roncar e dar sinais de coriza, ele pode estar manifestando uma alergia ou rinite. Se houver suspeita de reação alérgica, o animal deve ser levado ao veterinário o quanto antes.

# Manter o cão ativo

Nos dias mais frios, muitas pessoas passam a levar seus cães para passear com menor frequência. É importante que o cachorro mantenha o mesmo nível de atividade que tinha no verão. Se o desanimo começar no outono, há chances de piorar no inverno, o que pode prejudicar o companheiro canino. O animal pode aproveitar o clima mais brando, cheirar as folhas que caem das árvores e, principalmente, manter os níveis de exercício e lazer, que são tão importantes para ele.

# Problemas oftalmológicos

Durante essa época do ano os problemas nos olhos dos animais também aumentam. O tempo seco reduz a quantidade de lágrimas produzidas, deixando-os mais vulneráveis à poluição, aos vírus e às bactérias. É importante manter a higiene da região dos olhos sempre em dia.

# Cuidado com carrapatos

A infestação de carrapatos nos cães é outra situação típica do outono. Isso acontece porque as pastagens ficam mais secas, favorecendo, e muito, a multiplicação da população desses parasitas. Portanto é preciso prevenir essa exposição, mantendo os animais mais afastados dos campos, pelo menos nesse período.

Comprimidos e medicamentos tópicos que protegem os cães e gatos de carrapatos e demais também são uma forma de proteger os peludinhos.

com informações do site Anda