Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
Os cães e gatos também costumam sofrer com a otite, processo inflamatório do canal auditivo, que pode ocorrer quando a região não é higienizada corretamente, quando permanece úmida após o banho ou em épocas de alta umidade e temperatura elevada.
Os animais costumam demonstrar desconforto coçando a região das orelhas com as patas traseiras, sacudindo frequentemente a cabeça ou mantendo-a inclinada para o lado inflamado, em caso de otite unilateral, explica Ricardo Cabral, médico veterinário coordenador de Desenvolvimento de Produtos Pet da Vetnil.
Segundo ele, outro sinal de que algo não vai bem é quando notamos excesso de secreção e mau odor. Nos casos mais graves, a doença ainda pode levar o animal a apresentar desequilíbrio, caindo facilmente, e a andar em círculos, voltado para o lado alterado.
Para prevenir a otite, é necessário reforçar a limpeza do canal auditivo externo e do pavilhão auricular utilizando um chumaço de algodão umedecido com uma solução própria para a limpeza de ouvidos de cães e gatos.
Também existe a necessidade de redobrar os cuidados na limpeza dos canais auditivos, a fim de não lesar os tímpanos do animal. O especialista explica que os caes possuem um mecanismo autolimpante muito eficiente dos condutos auditivos. O uso de cotonetes ou pinças com algodão devem ser desencorajados e a limpeza deve ser feita somente com solução ceruminolítica apropriada.
Fonte: Portal Fator Brasil