Blog

Para entender a linguagem dos cães

  1. 17 abr 2020
  2. 2529
Para entender a linguagem dos cães

O comportamento canino tem duas faces, a que todo mundo ama e a que traz algumas preocupações a seus tutores. Ao mesmo tempo que o cachorro é engraçado, companheiro e amoroso, ele pode ser bagunceiro, latir muito ou não fazer as necessidades no lugar certo de jeito nenhum.

É possível entender melhor todo esse comportamento canino. Isso por que os cães são ótimos comunicadores e não é muito difícil aprender a compreendê-los pelos sons que emitem. Saber distinguir os sinais que os cães dão é fundamental para o adestramento, cuidado e saúde deles. Então, é bom conhecer alguns desses sinais de comunicação:

Ganido - os filhotes costumam ganir para receber atenção de suas mães. Os adultos também emitem esse som alto e constante para pedir atenção do tutor quando querem comida, passeios, se movimentar na rua quando estão parados com a guia, entre outros.

Choramingo - é mais intenso que o ganido, parecendo mais um choro. Nesse caso, o cão pode estar sentindo dores se choraminga ao ser tocado ou pedindo atenção de forma mais intensa. O segundo caso costuma ocorrer quando o tutor oferece atenção sempre que o cão deseja, possibilitando que esse comportamento se repita de forma mais intensa.

Grito - essa é a reação do cão a dor, como uma pisada na pata, por exemplo. Eles também gritam quando estão ansiosos – quando reconhecem a guia e ficam emocionados com a saída de casa.

Rosnado - e um som de alerta do cão antes de ter uma atitude agressiva. Contudo, pode ser também um som ligado a brincadeira com outros cães ou cabo de guerra com o tutor. O rosnado de ameaça costuma ser mais profundo, dando a chance de a pessoa ou o outro animal se afastar.

Uivo - na natureza é usado para sinalizar presença de um cão aos outros e para afastar predadores. Cães costumam responder os uivos um dos outros. Alguns uivam quando estão sozinhos, demonstrando certa infelicidade com isso.

Resmungo - alguns cães resmungam quando estão perto de pessoas ou outros cães para mostrar que não são perigosos.

Grunhido - é um rosnado baixo e meio rouco indicando satisfação e prazer quando são acariciados.

Latido - pode ser usado como alerta, pedido de atenção ou demonstração de excitação. A diferença desses latidos é bem perceptível. Alguns cães latem também para avisar sobre sua presença no local para outros cães que não podem vê-los – esse é um meio de marcar território.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X