Blog

Para entender o comportamento de cães bagunceiros

  1. 15 jan 2020
  2. 1877
Para entender o comportamento de cães bagunceiros

Quem nunca ouviu um parente ou amigo reclamando que o seu cão roeu o pé do sofá, rasgou o travesseiro ou estraçalhou o rolo de papel higiênico? São queixas que, apesar do amor que têm, deixam os tutores furiosos. Como entender esse tipo de comportamento? O melhor caminho é ter a cabeça fria para saber porque o pet está com esse tipo de comportamento.

Entender os motivos pelos quais o cão tem um comportamento destrutivo, facilita tomar as primeiras medidas e mudanças. Para compreender os sintomas e tipos de comportamento destrutivo em cães, é preciso avaliar em que nível ele se encontra.

Há mais de um estágio desse tipo de comportamento, podendo ser mais leve, quando o cachorro não destrói muito, ou avançado, quando a destruição torne-se bastante agressiva.

Causas

As causas do comportamento destrutivo estão relacionadas nível de destruição que eles provocam e também aos sinais clínicos desenvolvidos. No caso do comportamento primário, a falta de supervisão ou de atividade diária são as causas mais prováveis. Já para o comportamento secundário pode ser apenas uma questão de proteger o seu território.

Quando há uma obsessão, o comportamento está relacionado a algum tipo de distúrbio, e o médico veterinário deve ser consultado imediatamente. No caso da ansiedade ou separação, deverá ser realizado um tratamento para eliminar o problema, senão ele não vai parar de destruir. O mesmo vale para o medo e a fobia.

Conheça, agora, os tipos de comportamento dos cães bagunceiros:

Comportamento destrutivo primário

Quando o cão está nessa fase, destruirá coisas como pernas de móveis e até plantas. O ato de cavar também é um sinal do comportamento destrutivo, e o animal pode fazer isto enquanto estiver longe ou perto de seu tutor.

Comportamento destrutivo secundário

O cachorro só vai destruir quando o tutor estiver por perto, pois estará querendo ganhar sua atenção.

Comportamento destrutivo obsessivo ou compulsivo

Quando o animal passa tempo demais mordendo ou lambendo móveis, tapetes ou até mesmo suas pernas, o comportamento pode ser compulsivo, e ocorre quando tutor estiver por perto ou não.

Comportamento destrutivo relacionado à ansiedade ou separação

Nesse caso, o cão irá mastigar as coisas do tutor, destruir portas, móveis, tapetes e tudo o que vir pela frente. Geralmente, nesse estágio, o tutor não está por perto quando o cão age dessa forma.

Comportamento destrutivo relacionado ao medo

Quando o cão possui fobia ou medo, o ato de destruir pode ser um sinal clínico junto com o medo de trovões, por exemplo. Além disso, terá tremedeira e desenvolverá os sinais quando o tutor estiver perto, que podem ser agravados quando o tutor sair.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X