Blog

Para garantir a saúde de seu filhote

  1. 23 mar 2021
  2. 1741
Para garantir a saúde de seu filhote

A chegada de um filhote em casa desperta diferentes sensações, como a descoberta da nova relação e de comportamentos apresentados pelo animal nos primeiros dias de vida. Mais do que prazerosa, no entanto, a convivência entre animal doméstico e tutor deve ser cautelosa, caracterizada por cuidados especiais com o recém-nascido.

O primeiro passo é buscar orientação profissional assim que o filhote, seja cão ou gato, chegar ao lar oficial – após dois meses, quando é feito o desmame, sobretudo, nos quesitos alimentação e oferta de água regularmente.

Uma conversa com o veterinário vai ajudar a escolher a melhor ração para os filhotes, que deve ser oferecida várias vezes ao dia para evitar que o animal tenha hipoglicemia. Uma boa recomendação é utilizar uma ração super premium. No caso dos gatos, é preciso ter a ração sempre disponível.

Vacina e vermífugo

Ficar de olho no calendário de vacinas e na vermifugação do animal também é fundamental para garantir a boa saúde dele em todas as fases de sua vida.

Para evitar esquecimento das doses e reforços, a dica é buscar orientação profissional. Além de vacinados, gatos, por exemplo, devem ser testados para FIV e FeLV, doenças exclusivas de felinos. Até que a imunização seja concluída, a regra, para as duas espécies, é manter o animal em casa.

Castração para prevenir doenças

Recomendada por médicos veterinários, benéfica para a saúde dos animais, a castração divide opiniões de especialistas, mas é uma das condutas que mais requerem atenção nos primeiros meses de vida de cães e gatos.
Alguns profissionais defendem que a medida ajuda a prevenir doenças como o câncer; outros recomendam esperar pelo menos até o primeiro cio do animal.

Acompanhar de perto a rotina do filhote também é imprescindível nos primeiros meses do animal no novo lar. Monitorar a exploração da casa nova, bem como restringir o acesso do filhote a áreas externas, por exemplo, ajuda a evitar acidentes muitas vezes fatais.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X