Blog

Passeio, rotina vital para os pets

  1. 16 Abr 2019
  2. 868
Passeio, rotina vital para os pets

A hora do passeio é sagrada para os cães. Então, o tutor deve colocar esta rotina no seu dia a dia, pois ela tem vital importância para a saúde e o desenvolvimento dos pets. Primeiro porque serve para o animal fazer suas necessidades básicas - xixi e cocô. E segundo porque é um momento para o cão se exercitar..

Então, quantas vezes levar o animal na rua para aquele passeio na praça ou no quarteirão do seu bairro? Não existe um número certo de vez, mas é bom saber que o passeio tem ainda um fator adicional: a falta dessa "escapadinha" pode afetar o comportamento e o emocional do cão. Com isso, aumenta-se o risco de ele se tornar um animal agressivo.

Segundo muitos veterinários, o número de vezes e o tempo necessário para o passeio vão depender bastante da raça do animal, mas é preciso considerar também, claro, o comportamento do cachorro.

Quanto mais agitado ou hiperativo for o animal, mas ele precisará de um bom passeio. No entanto, recomenda-se que o cão passeie, no mínimo, duas vezes por dia, numa jornada pelas ruas de meia hora cada vez.

Além dos aspectos relacionados à saúde, o passeio, que não é um mero luxo, é uma atividade que ajuda a atender a necessidade que o animal tem de se socializar e também, claro, gastar energia.

Ou seja, mesmo que se tenha uma casa com um bom quintal, a melhor receita é levar o animal para passear, pois quando ele fica muito preso maiores são os riscos de contrair obesidade, depressão e dificultar sua socialização.

Cuidados importantes

Uma vez estabelecida a rotina dos passeios diários, o que fazer naqueles dias frios? Então, nada de esperar a volta do sol e do calor para cumprir esta tarefa diária, pois as temperaturas baixas não fazem com que o animal deixe de cumprir suas necessidades. E lembre-se também que a percepção de frio do cão é completamente diferente da nossa.

Se você também já incorporou esta prática no seu dia a dia, o que também é bom para sua saúde, fique atento a alguns cuidados básicos antes e após o passeio com o seu pet. Antes, dê aquela olhada nos estado da coleira e da guia, pois estes artigos são indispensáveis para um passeio confortável. Durante o passeio, verifique bem as condições do local onde seu cão vai caminhar.

Recomenda-se também levar um recipiente com água para aliviar a sede do animal. E, por fim, quando voltar para casa, tenha aquela atenção para vasculhar o animal em busca de algum parasita – carrapatos e pulgas – para ver se eles não pegaram carona no pelo do seu pet.

Deixe um Comentário