Blog

Pet, um compromisso para muitos anos

  1. 02 abr 2019
  2. 1774
Pet, um compromisso para muitos anos

Você sabe quanto tempo vive um cachorro? A melhor resposta é: depende da raça. No caso de um Poodle, de 12 a 15 anos; e no do Chihuahua, de 12 a 20 anos. Isso quer dizer que, quando se leva um cão para casa, o compromisso tem que durar por muito tempo.

Assim como se prepara a casa para uma criança, a chegada de um animal também exige cuidados: é preciso dar segurança e conforto ao novo morador, o que pode demandar menor ou maior investimento, dependendo do animal escolhido. 

A chegada do animal, tão sonhado em alguns casos, vai muito além de se preocupar onde ele vai dormir. Animal doméstico é sinônimo de compromisso, a partir daquele momento um novo ser depende de você. E para sempre, porque cachorro algum vai querer sair de casa quando crescer.

É preciso preparar a casa, mas também a cabeça. Cachorros, ao contrário dos gatos, que instintivamente procuram suas caixas de areia, não aprendem a fazer suas necessidades no lugar certo de um dia pro outro. 

Alguns itens básicos devem ser providenciados desde o início, caso de uma cama ou caixinha (tipo iglu), de material lavável, para facilitar a limpeza. Para os maiores a cama é o ideal, enquanto a caixinha vai bem para os de pelo curto, por sentirem mais frio. Nesse caso, pode também ser uma cama com edredon.

Também é preciso providenciar recipiente para água e ração, coleira com identificação e guia leve, escova de dente e brinquedos. Os passeios com animais são essenciais e devem começar cedo. 

E o tutor precisa colocar na cabeça, desde sempre, que terá trabalho durante todo o tempo de convivência com um pet, seja cachorro, gato ou outro animal qualquer. A lista inclui cuidados com a vacinação, com a alimentação, com o passeio, com a acomodação etc. 

Com certeza, será sempre muito trabalho. Mas o prazer desta companhia compensa o sacrifício de qualquer labuta.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X