Blog

Pets e crianças: uma combinação que exige muitos cuidados

  1. 28 jan 2020
  2. 1433
Pets e crianças: uma combinação que exige muitos cuidados

A chegada de um novo pet em casa traz sempre muita alegria. Apesar do prenúncio de uma relação marcada por muita amizade, carinho e amor, o "novo integrante" da família traz uma série de benefícios. Principalmente na relação com as crianças, aliás, uma combinação perfeita, caracterizada por uma intensa troca de energia.

Quem tem criança pequena em casa, no entanto, deve preparar o caminho para que a presença do pet seja benéfica para todos. A primeira coisa é passar para a criança que o animal, seja ele qual for, exige muito cuidado. Por isso, é importante que todos se envolvem para que o pet fique saudável, seguro e protegido.

Por isso, mostre para a criança que seu amigo precisa de carinho, de água, de comida e de conforto. Escolha uma atividade e delegue a ela. Eleja aquilo que ela será capaz de fazer, como trocar a água, por exemplo. Aí, é importante que o adulto fique de olho para conferir se a atividade foi bem feita. Então, nesta rotina, é bom estabelecer um horário para que ela seja realizada.

Também é bom explicar para a criança que acontecerão mudanças na rotina da casa. Esta rotina marcada por mais brincadeiras, menos silêncio e, claro, mais alegrias. No entanto, é preciso mostrar para a criança que suas obrigações, horários e atividades não devem deixar de ser cumpridos com a desculpa de estar dando atenção ao pet. Tudo, sem deixar de cumprir as demais tarefas, com a hora de estudar, de dormir e se alimentar, por exemplo.

A saúde de ambos também merece atenção. Você deve sempre considerar a saúde da criança e do animal de estimação. Em relação à criança, alergias a animais de estimação costumam ocorrer em apenas 10% da população. Rinite e dermatites leves são as mais comuns.

Entretanto, é possível evitar isso: basta orientar a criança para que ela lave as mãos sempre que brincar com o pet. Além disso, mantenha o animal sempre limpo, escovado e com o antiparasita em dia.

Segundo uma série de pesquisas, se a criança tiver contato com o animal desde cedo, seu organismo terá melhores condições de tolerar as reações alérgicas.

No caso da saúde do pet, é muito importante seguir uma regularidade de visitação ao veterinário. Outro ponto é manter sempre em dia o calendário de vacinas, vermifugação e antiparasitas. Cuide bem da higiene dos pelos, da pele e das unhas.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X