Blog

Por que os cães gostam de comer mato?

  1. 14 ago 2019
  2. 2813
Por que os cães gostam de comer mato?

Hora do passeio matinal do seu pet. Com pressa, você quer cumprir logo esta tarefa diária. Só que o seu cão dá uma brecada para comer um pouco de capim. Aí vem a questão: por que os animais gostam de comer mato? Existem muitas teorias para explicar essa atitude.

No geral, os veteriários dizem que o mato na dieta dos cachorros faz bem, pois funciona como um espécie de erva medicinal. Isso acontece, normalmente, quando os pets sentem enjoo no estômado, explicam boa parte dos veterinários.

Segundo eles, a grama age como um irritante do estômago, fazendo o animal vomitar a comida indesejada ou o veneno ingerido. A grama, também, adiciona fibra à dieta do animal, melhorando o trato intestinal e reduzindo o risco de câncer de intestino.

Uma outra teoria bem apregoada é que o mato ajuda os cães a eliminarem os vermes intestinais. No entanto, alguns profissionais apontam que muitos animais comem mato com frequência, mas têm vermes. Também há aqueles que não comem e que também nunca tiveram vermes.

Há quem explique essa prática, dizendo que os cães têm um desejo instintivo dos minerais e das fibras presentes no mato. Pode haver alguma verdade nessa resposta. 

Os antepassados selvagens do nosso cão de hoje se alimentavam principalmente de pequenos herbívoros como os camundongos, ratos, coelhos, etc. Depois de digerir as pressas, muitos animais consumiam junto a grama no estômago de suas vítimas.

Teorias e dúvidas à parte, o certo é atender ao desejo do animal quando ele dá aquela tradicional parada durante o passeio. Se não faz bem, mal, com certeza, não faz. Então, perca mais um pouco de tempo na caminhada matinal com o seu pet, pois isso fará bem para ambos.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X