Blog

Prepare-se para viajar com seu cão ou gato

  1. 23 nov 2017
  2. 1132
Prepare-se para viajar com seu cão ou gato

Imagine-se na seguinte situação: você, enfim, consegue chegar ao sonho para fazer aquela viagem para o exterior, e aí não tem com quem deixar o seu pet. Então, o jeito é arrumar as malas e preparar tudo, pois seu cão ou gato também embarcará nesta tão esperada aventura. E, para isso, você precisa seguir as regras para que o seu animal viaje em sua companhia.

O primeiro é correr atrás dos dois documentos oficiais existentes no país para este tipo de transporte, ambos emitidos gratuitamente nas unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). São eles: o Certificado Veterinário Internacional (CVI) e o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos.

O CVI emitido no Brasil tem validade de 60 dias para a entrada do animal em países do Mercosul e retorno ao território brasileiro; para desembarque nos demais países, a validade do CVI varia entre dois e dez dias. Após esse período, é necessária a emissão de um novo documento. Já o CVI emitido em outro país tem validade de 60 dias para o desembarque no Brasil.

No caso do Passaporte, o documento não tem data de validade. Ele pode ser utilizado para todas as viagens do animal, desde que as informações sanitárias sejam validadas pelo Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Vigiagro antes de cada embarque. É válido frisar que nem todos os países aceitam o passaporte em substituição ao CVI, informação que deve ser verificada junto ao Vigiagro.

Tanto o CVI quanto o Passaporte contam com uma declaração emitida por um médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária da UF com informações sobre o estado de saúde e o histórico sanitário do animal. 

No entanto, cada país possui seus próprios requisitos para o transporte internacional de animais. Por isso é sempre necessário verificar quais outros documentos são exigidos no país de destino antes do embarque.

Para mais informações, acesse a página do Mapa sobre o transporte internacional de cães e gatos: http://www.agricultura.gov.br/animal/animais-de-companhia/transporte-internacional

Clique aqui e faça também o download do documento, com as principais perguntas e respostas sobre o tema.

Com informações do CRMV-PR (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná)

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X