Blog

Prevenção em nome da saúde dos pets

  1. 13 fev 2019
  2. 2135
Prevenção em nome da saúde dos pets

Quem tutela cachorro em casa sabe que cedo ou tarde o animal vai dar algum susto: seja fazendo arte ou comendo algo que não devia. Devido ao seu comportamento mais agitado e curioso, os cães exigem certos cuidados dos seus tutores, principalmente quando filhotes.

Os donos devem dobrar a atenção com itens como parasitas, alimentação e os riscos de quedas de lugares altos, por exemplo. Confira uma lista de situações que exigem cuidado o tempo todo. Por isso, a prevenção deve ser o melhor remédio.

Pulgas e carrapatos: embora esses parasitas possam ser vistos a olho nu nos animais, muitas vezes o tutor só percebe a sua presença quando já se espalharam por todo o cão e seu entorno (casinha, quintal e interior da casa). Isso porque tanto a pulga, como o carrapato, tem um longo ciclo de vida, e seus ovos e larvas podem viver um bom tempo no ambiente.

Alimentação desequilibrada: um petisco aqui, outro ali… pode parecer inofensivo, mas quando menos se espera seu cão já está com uns quilinhos extras. A alimentação desregrada pode causar obesidade no animal, que com isso tem mais chances de desenvolver problemas cardiorrespiratórios, além de ter queda em sua qualidade de vida.

Saltos de lugares altos: é comum observarmos os cães pulando dos móveis da casa, principalmente quando filhotes. Um gesto que aparentemente é inofensivo, mas que com o tempo pode causar desgaste nas articulações do animal – principalmente quando ele tem o costume de saltar de móveis muito altos. Por isso, os tutores devem tentar adaptar escadas ou objetos que o auxiliem a subir e descer nos lugares onde o cão é m ais ativo, prevenindo assim possíveis fraturas.

Vermes: é fundamental que o cão receba vermífugos com certa periodicidade – sempre seguindo as recomendações do seu médico veterinário. Normalmente o medicamento costuma ser administrado trimestralmente, mas pode variar de acordo com a idade e saúde do animal. O seu uso evita que lombrigas (vermes) causem danos à saúde do animal, que podem adquiri-las ao ter contato com outros animais ou ingerir algo conta minado.

Vírus e bactérias: a única maneira de combater vírus e bactérias nocivas à saúde do animal é mantendo a sua carteirinha de vacinação em dia. E lembre-se: é preciso respeitar as datas para o reforço das vacinas! Se isso não ocorrer, o cachorro fica exposto a diversos riscos que poderiam ser prevenidos pela vacinação.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X