Blog

Previna seu pet contra o "verme do coração"

  1. 03 dez 2019
  2. 3039
Previna seu pet contra o

Tudo bem que a Primavera ainda não deu o sinal do que pode ser o Verão que se aproxima. Nos dias mais quentes, é preciso ficar alerta contra um mal que atinge os cães: a Dirofilariose – doença parasitária provocada por vermes que se alojam, principalmente, nas artérias que saem do coração. Praia e calor é tudo que eles precisam para entrar em ação.

O Verão aumenta a proliferação de mosquitos que transmitem "o verme do coração", como também é conhecida a doença. Atento a este problema, o Centro Integrado de Saúde Animal (CISA), em Campo Grande, prorrogou até o final de dezembro sua campanha para fazer testes nos animais e aplicar o medicamento Proheart, com 30% de desconto.

A combinação de clima quente e úmido tem feito a doença se espalhar, sobretudo, nas regiões litorâneas do país. As temperaturas elevadas garantem a reprodução de fêmeas de algumas espécies dos gêneros Culex e Aedes.

A Dirofilariose é um verme relativamente grande, podendo chegar a até 35 cm de comprimento. Com grande parte do coração ocupada pelos vermes, o esforço que o coração tem que fazer para bombear o sangue é muito maior, causando sintomas de falência cardíaca e até mesmo a morte do animal.

A doença só manifesta seus principais sintomas alguns meses após o animal ser infectado. Tosse, insuficiência respiratória, emagrecimento, cor escura da língua e intolerância a exercícios fazem parte da lista dos principais sintomas da doença. O diagnóstico deve ser feito por um médico veterinário, que irá se basear nas informações obtidas junto ao tutor e nos exames clínicos para diagnosticar a presença da doença. 

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X