Blog

Problemas de visão em cães

  1. 13 abr 2018
  2. 3281
Problemas de visão em cães

Quem pensa que problemas de visão ocorrem apenas nos humanos se engana, porque os cães também podem sofrer do mesmo mal. É por isso que os tutores devem ficar atentos a fim de evitarem que o problema se agrave. As várias doenças oculares podem atingir os animais em qualquer idade.

O número de casos na área de oftalmologia tem crescido e esse aumento, muitas vezes não está relacionado à idade avançada, mas, a grande maioria, às características oculares de cada raça, com o convívio com outros animais e fatores que tenham relação com a ocorrência de traumas oculares.

Entre as principais doenças nos cães está a Diabete Mellitus, caracterizada por uma cegueira súbita e catarata. Além disso, existe a Leishmaniose canina, quando o cão pode apresentar o olho vermelho, edema ocular com secreção bilateral, além da doença denominada Cinomose Canina, quando o animal apresenta conjuntivite severa que pode ocasionar uma uveíte – inflamação na parte dos olhos.

Como saber e tratar?

É muito importante olhar nos olhos do cão. Ao se fazer isso, sempre será possível notar alterações na aparência dos olhos, como o excesso de secreção ocular, alteração na cor da secreção ocular, opacificação dos olhos, vermelhidão excessiva na esclera – parte branca dos olhos -, além de incômodo e dor, demonstrados pelos animais por meio de piscadelas, tentativas de passar as patinhas nos olhos, raspar os olhos no chão, tapetes e sofás.

A melhor forma de prevenção – além de se ter uma atenção diária ao olhar do bichano – é levar o cão periodicamente ao veterinário para fazer o check-up de rotina. Os especialistas aconselham que estes exames sejam feitos pelo menos uma vez por ano. 

Limpeza

A limpeza ocular deve ser feita com água em abundância ou com solução fisiológica. Além disso, não devem ser utilizados colírios sem necessidade e também algodão para secar os olhos.

Raças

Algumas raças costumam ser mais suscetíveis e predispostas a desenvolver problemas de visão, como os Pugs, Bulldogs, sih tzu, Lhasas e Pequinês, em que as doenças mais comuns são as de origem traumática, como as úlceras de córneas – devido ao grau de atividade dos filhotes e a conformação dos olhos dessas raças.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X