Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
Você tomou a decisão de ter um cão como companheiro em casa. Pronto! Agora falta resolver a segunda parte da equação que terá que conviver por muitos anos: escolher a raça de cachorro. No mundo, existe uma variedade muito grande de raças, com animais de todos os tipos, cores, temperamentos, nacionalidade e tamanhos.
Daqui para a frente, para facilitar a sua escolha o nosso blog vai publicar de tempos em tempos matérias sobre as raças existentes, procurando destacar as principais características de cada uma delas. Abaixo você confere as primeiras.
Local de origem: França
Porte: Pequeno
Pelo: Curto
Por volta de 1880, chegaram à França alguns Bulldogs trazidos por tecelões ingleses, e o cruzamento deles com algumas raças, possivelmente o Pug, o Griffon Belga e o Brabaçon, deu origem à raça atual. No final do século XIX o padrão da raça foi estabelecido.
É inteligente, sensível e tem boa índole. É ativo, algumas vezes travesso, é um companheiro afetuoso e dócil com as crianças. Esta raça requer atenção e carinho. É corajoso, enérgico, um bom cão de guarda e pouco amistoso com outros cães.
O pelo é curto, liso, macio e brilhante. Na coloração da pelagem permite-se fulvo, tigrado ou não, com manchas médias ou predominantes. As nuances do fulvo vão do vermelho ao café com leite.
Peso: de 8 a 14kg.
Recomenda-se que o seu adestramento inicie cedo. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o treinamento mais adequado.
Bastam passeios breves, evitando-se os períodos mais quentes. Pode ter dificuldades respiratórias no calor. É indicado que na época de troca de pêlos a escovação seja feita diariamente. Também se recomenda observar as dobras da face e os olhos.
Pequinês
Local de origem: China
Porte: Pequeno
Pelo: Longo
Esta raça é uma das mais antigas do mundo e tem o nome da capital de seu país de origem, a China. Aparece em figuras de bronze datadas de 4 mil anos. Vivia de forma privilegiada na corte imperial chinesa, como propriedade exclusiva do Imperador. Ficou conhecido no Ocidente em 1860, quando foi levado para a Inglaterra, após o saque ocorrido na Cidade Proibida.
É alegre, vivo, nobre e inteligente. É independente, determinado, corajoso, pouco amigável com estranhos, um bom cão de guarda. Seu caminhar tem um ligeiro gingado. É muito ligado ao seu dono, nem sempre amistoso com crianças.
O pelo é longo, liso e duro; com subpêlo grosso, com franjas abundantes. Na coloração da pelagem todas as cores e marcas são aceitas, com exceção das cores branca e fígado.
Peso: de 2,5 a 6kg.
São recomendados passeios curtos todos os dias. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o treinamento mais adequado. É recomendado que seja penteado e escovado diariamente. Também se recomenda a observação dos olhos e das dobras da face.
Local de origem: México
Porte: Pequeno
Pêlo: Curto
É uma das menores raças do mundo, tendo seu nome derivado da região de Chihuahua, no México. No final do século XIX esta raça foi introduzida nos EUA e depois na Europa. Foi reconhecido pelo Kennel Club Americano em 1907.
É vivo, inteligente e audacioso. Independente e corajoso, tem personalidade autêntica. É afetuoso e possessivo com seu dono. É bom ladrador, muito pouco amistoso com desconhecidos, um bom cão de alerta.
Existem duas variedades de pêlo: curto (liso, cerrado e brilhante) e longo (com franjas onduladas). Na coloração da pelagem são aceitas todas as cores, sendo as tonalidades mais conhecidas o castanho, o chocolate e o creme.
Peso: de 1 a 3,5kg.
Aconselhe-se com o médico veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que possa passear diariamente. É indicada a escovação da pelagem com frequência regular. Recomenda-se observar os olhos e os dentes e também a sensibilidade da raça quanto ao frio.
com informações do Bayerpet