Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
Preocupado com a queda de pelo do seu cachorro? Calma! Não precisa se assustar, pois, segundo os veterinários, isso é uma coisa considerada normal. De acordo com eles, este processo faz parte do crescimento do animal e serve também para proteger a sua pela. Embora a queda de pelo seja mais comum em algumas raças de cães, o tutor precisa ficar atento, pois a perda excessiva de pelagem pode significar algum problema.
Normalmente, a troca de pelagem acontece duas vezes por ano. Na preparação do inverno e do verão os pelos são trocados e o processo é parte natural da fisiologia canina.
Algumas raças que têm uma segunda camada de pelugem possuem uma predisposição maior a perdê-los, como Golden Retriever, Pastor Alemão, Pug, Shetland, Dalmata, Beagle, Labrador e Husky Siberiano.
Uma boa dica para tirar o excesso de pelo acumulado é fazer uma boa escovação, assim como ter cuidado com a alimentação do pet. Alguns tipos de comida não são apropriadas e podem acabar provocando alergia na pele do cachorro, pois algumas doenças se refletem, exatamente, na sua pelagem.
Pelos podem ser um transtorno na hora de manter a casa em ordem, principalmente porque eles grudam nas roupas, almofadas e no sofá. Os pelos espalhados pela casa se tornam um problema maior para quem é alérgico e manter a higiene do local é fundamental para que a convivência com o animal seja cada vez mais harmoniosa.
É recomendável o uso de panos úmidos na hora de fazer a limpeza das suas roupas, assim como o uso do aspirador de pó que soluciona o problema de pelos nos tapetes. Para superfícies mais estofadas existem produtos especiais, rolos aderentes, que são vendidos em qualquer supermercado, servindo para remover os pelos.