Blog

Raças de cães ideais para crianças

  1. 05 abr 2019
  2. 2894
Raças de cães ideais para crianças

Para muitos, o amor pelos animais já começa desde cedo e, nos dias de hoje, é cada vez mais comum encontrar crianças completamente apaixonadas por cães e gatos, querendo um bicho de estimação para chamar de seu. 

No entanto, nem todos os pais têm uma mente aberta nesse sentindo, e muitos podem achar que a convivência de seus filhos com pets pode acarretar uma série de consequências bastante perigosas.

Para tirar esse tipo de dúvida do caminho, é altamente recomendado que os futuros proprietários pesquisem bem sobre a raça canina que desejam levar para casa – certificando-se de que, de uma maneira geral, ela costuma se dar bem com crianças e ser bastante dócil.

Outro fator importante na hora de escolher um cachorro que irá conviver diariamente e muito próximo a uma criança é a idade. O ideal é que o animal seja ainda um filhote quando for para a casa, tendo a oportunidade de crescer e se socializar com a criança desde cedo e enquanto também se desenvolve.

Tendo em mente que as raças caninas são as mais variadas possíveis, é uma boa ideia optar por cães que não sejam sensíveis demais aos toques ou pancadas das crianças – já que, por não terem noção de força ou perigo, é comum que os menores acabem "batendo" nos animais sem querer. É preciso ter um cão que não reaja agressivamente a esse tipo de situação, pois, isso poderia causar acidentes graves.

Labradores e Golden Retrievers são algumas das raças mais indicadas nesse sentido, também sendo usados como cães-guias por pessoas com deficiência física e até como terapeutas por pessoas com deficiência intelectual, por exemplo. 

O cachorro da raça Old English Sheepdog é um dos campeões no relacionamento com crianças, sendo considerado um amigão e uma verdadeira babá para os pequeninos.

Beagle e Border Collie também entram na lista de raças ideais para crianças. Mas vale lembrar que, por instinto, o Border pode querer mordiscar para pastorear - e por isso, é sempre importante adestrá-lo para ensinar que esse tipo de comportamento é errado (e sendo raça muito inteligente, este treinamento costuma ser bem fácil).

Também é válido ressaltar que, seja qual for a raça escolhida para habitar sua casa, ela deve ser criada com muito amor, carinho e respeito, evitando qualquer tipo de agressão física contra o animal: o comportamento e a personalidade do cão se forma ao reflexo de seus donos.

Outro lembrete importante é o de observar de perto a interação entre a criança e o animal para evitar acidentes ou qualquer tipo de situação de perigo.

Fonte: Terra

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X