Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
Dar banho nos pets pelo menos uma vez por semana é uma rotina que faz parte da vida dos tutores. Só que fazer a higiene do animal exige uma boa dose de atenção e cuidado, sobretudo com os ouvidos dos nossos amigos.
Um descuido pode afetar a saúde do pet, provocando a otite ao molhar a região, que precisa ficar bem seca após o banho.
Mas a atenção com os ouvidos dos animais deve ser ainda maior, pois uma série de outros fatores podem causar a otite.
Entre eles estão o acúmulo de cera, alergias, ataques de fungos, bactérias e sarna. Tudo isso pode provocar no pet coceira, dor e secreção nas orelhas.
Os tutores precisam ter alguns cuidados em uma série de situações, como na volta do animal do pet shop. Uma precaução é exigir que se coloque um protetor auricular no pet. Também evite o uso de pinça ou cotonete.
Outro momento está na hora do banho caseiro. Nessa hora, recomenda-se o uso de algodão siliconado ou parafinado, pois o comum retém água.
Algumas raças também exigem um cuidado redobrado, pois são mais propensas à inflamação. A lista inclui o Golden Retriever, o Shih Tzu, Ilhasa Apso e o Pug. Quem tem gato Persa também precisa ficar atento.
Para evitar problemas com o ouvido dos pets, nada de cortar os pelos de suas orelhas, pois eles são uma forma de proteção, só devendo ser cortados com tesoura se atrapalharem a saída da cera.