Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
Quando há uma proximidade muito grande entre cão e o seu dono, geralmente fica fácil determinar se o animal apresenta algum incômodo ou até mesmo dor. Porém, em alguns animais o problema só é percebido quando eles passam dias sem comer e se escondem, procurando um local que transmita segurança e tranquilidade.
De qualquer forma, é fundamental que, ao se observar qualquer alteração no comportamento habitual do cão, um Médico-Veterinário seja consultado. Além de evitar o sofrimento prolongado, o diagnóstico precoce só traz benefícios. Afinal, é mais fácil e eficiente tratar doenças em estágio inicial, seja ela qual for.
A dor também pode ser sazonal: as baixas temperaturas, por exemplo, aumentam a sensibilidade à dor, em especial quando sua origem está nas articulações. Portanto, para evitar que os cãezinhos sofram em silêncio, é importante ficar atento aos sinais que eles enviam quando algo está errado.
Além dos sinais genéricos que indicam que algo está errado, como apatia, tremor e falta de apetite, há outras manifestações sutis de dor que podem indicar problemas específicos, como esfregar a pata no rosto, indicando algum problema em região facial ou tossir, indicando alguma possível enfermidade em vias aéreas.