Blog

Saúde começa pela boca para os pets também

  1. 26 Ago 2020
  2. 393
Saúde começa pela boca para os pets também

Quem não já ouvir dizer que a saúde começa pela boca, desde o que se come ou bebe até a sua boa higiene? A máxima, claro, vale também para os pets, pois é importante que o tutor fique de olho no estado dos dentes e da gengiva dos animais. Qualquer coisa estranha, não perca tempo: procure logo o atendimento veterinário.

E indo direto ao assunto, nunca esqueça que o seu animal de estimação também precisa fazer a higiene regular dos seus dentes. Escovar corretamente os dentes dos pets é uma das melhores formas de prevenir doenças.

Desde bem pequeno, acostume o pet a escovar os dentes diariamente ou, pelo menos, três vezes por semana. Se o cão for adulto, não perca mais tempo de desenvolver esse hábito

Escovar os dentes caninos é essencial para a saúde deles porque previne mau hálito, tártaro e placas que podem provocar infecções e desenvolver bactérias que podem atingir a corrente sanguínea dele e prejudicar os seus órgãos vitais.

Veja abaixo algumas dicas para fazer uma boa escovação:

• Para escovar os dentes do pet, opte por uma escova apropriada ou por um dedal e nunca utilize pasta dental de humanos, pois ela contém abrasivos e outras substâncias que podem causar irritações. Não utilize escova de dente humana também.

• Com o objeto apropriado, passe por todos os dentes do seu cão. Nunca pressione as cerdas da escova contra a gengiva dele. Não utilize sua força para não machucá-lo. Não escove rápido. Tenha paciência se o seu cão não for acostumado e muito cuidado ao realizar a escovação. O importante é ir aos poucos acostumando-o e brincando com ele.

• Não precisa enxaguar a boca dele. A pasta dental canina é feita justamente para não haver problema de ingestão.

• Procure incluir na dieta do seu cão alimentos que contenham hexametafosfato de sódio (HMP) porque esse componente é um mineral que, adicionado ao alimento, previne e reduz a acumulação de cálculo dentário em animais.

• Leve seu pet regularmente ao veterinário, pois, mesmo com dentes saudáveis, seu cão deve fazer um check up a cada seis meses, assim como você.

Deixe um Comentário

X