Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
Assim como acontece na medicina voltada para os seres humanos, setembro também leva a cor vermelha por ser um mês de conscientização sobre os cuidados com o coração. Isso porque os pets podem apresentar problemas cardíacos, segundo a raça, idade e alguns outros fatores. Então, fique mais ligado ainda no Setembro Vermelho.
Embora cachorros e gatos não costumem ter alguns dos principais problemas cardíacos e vasculares que os seres humanos podem apresentar, como o infarto do miocárdio e a aterosclerose, muitos podem sofrer com condições congênitas ou hereditárias, além de poderem desenvolver algumas alterações com o passar dos anos.
Fazer check-ups periódicos com um médico veterinário de sua confiança e consultar um profissional especialista em cardiologia é fundamental para manter seu cachorro ou gato saudável.
Cardiomiopatia dilatada - Essa doença cardíaca leva ao aumento do tamanho do coração do animal. Ela acontece quando o músculo cardíaco está fino e enfraquecido, o que pode prejudicar a contração. Ou seja:o sangue que volta de outras partes do corpo não é bombeado de forma rápida o suficiente. Ela pode acometer tanto cães, quanto gatos.
Cardiomiopatia hipertrófica - Doença que leva ao aumento do volume das câmaras do coração. Ao aumentar de tamanho, este órgão passa a receber menos sangue, pois não há a passagem suficiente desse fluido do ventrículo ao átrio. Pode ocorrer em cães e gatos.
Estenose aórtica - Outra enfermidade que pode atingir a cães e gatos, esta doença é caracterizada por uma obstrução parcial do fluxo de saída do sangue do ventrículo esquerdo.
Insuficiência cardíaca congestiva - Atinge mais frequentemente os cães. Assemelhando-se às outras, ocorre quando o coração já não é mais capaz de fornecer a quantidade necessária de sangue ao organismo, ou seja, quando perde sua capacidade de bombear o sangue.
Muito cansaço, mucosas na cor roxa, falta de ar, tosse, falta de vontade de se exercitar, perda de peso, inapetência e desmaios frequentes. Estes são alguns dos sintomas de algum tipo de problema cardíaco nos pets.
Os tutores precisam ficar atentos a alguns comportamentos e algo que notarem de diferente no físico deles. Os sintomas das doenças cardiovasculares costumam ser comuns em cães e gatos e para todas as doenças citadas.