Blog

Seu orçamento está preparado para enfrentar urgências com o pet?

  1. 26 Abr 2016
  2. 1812
Seu orçamento está preparado para enfrentar urgências com o pet?

Você já parou para pensar qual o tamanho dos gastos ao longo da vida de um animal de estimação? A maioria dos tutores, certamente, terá dificuldades para responder a esta pergunta, uma vez que os pets exigem uma grande lista de itens, dos cuidados veterinários a um produto para garantir o seu lazer, passando pela alimentação.

Se você não parou para, pelo menos, estimar o peso deste custo no orçamento, um bom caminho é a leitura do livro de finanças pessoais Seu bolso, da editora Casa da Palavra, escrito por Samy Dana, economista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que se preocupa em abordar a questão dos chamados "petgastos". 

Ele estima que, diluídos durante a vida de um pet, o gasto pode chegar a R$ 60 mil, valor equivalente a dois carros populares zero quilômetro. A conta considerou os gastos com um cão de grande porte, com expectativa de vida de nove anos, além de juros de 0.35% ao ano. No caso de um animal de pequeno porte, com 14 anos de vida, a despesa pode chegar a R$ 45,6 mil.

Mais do que se assustar com o valor, o importante é ficar atento ao espaço que os "petgastos" exige no orçamento dos tutores. Por exemplo, os períodos mais críticos para as contas dos donos são o início e o fim da vida do animal, responsáveis pela maior parte das despesas. 

Prevenção com saúde

No começo vida e no final da vida de cães e gatos, por exemplo, ocorrem mais gastos com itens como vacinas, compra de acessórios e cuidados veterinários. Ou seja, a melhor receita para evitar os gastos desta fase é a prevenção. 

Com muita gente não planeja o orçamento para uma urgência veterinária, como a necessidade de um diagnóstico mais elaborado, um tratamento mais longo ou um cirurgia, uma boa saída é optar por um plano de saúde para pets, que cobre uma série de serviços, e, claro, vai ajudar muito no controle e organização do orçamento do seu pet.

O plano de saúde para pets funciona exatamente os serviços de assistência médica tradicional, com pagamento de mensalidades e coberturas específicas. A vantagem é diluir mensalmente custos que podem se concentrar no caso de internamento ou cirurgia repentina, que, em muitos casos, pega os tutores de surpresa.

Deixe um Comentário