Blog

Temperaturas baixas, riscos para a saúde dos pets

  1. 29 Abr 2016
  2. 518
Temperaturas baixas, riscos para a saúde dos pets

Demorou além da conta, mas, enfim, tudo leva a crer que o Outono chegou de fato. Nem que seja só mesmo com frente fria temporária. Neve, geada, ventos fortes, ressaca das marés dão o ar da estação, que exige muita atenção de quem tem animais de estimação. Na onda da preocupação com a gripe, é bom saber que os animais também correm mais riscos, sobretudo, em épocas de temperaturas mais frias, como no Outono e no Inverno.

A gripe canina, também conhecida como Traqueobronquite Infecciosa ou Tosse dos Canis, pode estar relacionada a vírus, bactérias, fungos ou parasitas. Atenção para sintomas como tosse, espirros, coriza,febre, perda de apetite e apatia, principalmente em animais muito jovens, idosos ou com a saúde já debilitada por alguma outra doença.

A boa notícia é que a maioria dos animais cura-se sozinho. Para ajudar, mantenha a imunidade de seu cachorro alta, com uma alimentação correta e nutritiva. Outra recomendação é a vacinação com reforço anual. No mercado, existem várias vacinas que protegem contra bactérias e vírus causados da gripe.

Problemas alérgicos

Além da gripe, outros problemas afetam a saúde dos cachorros no inverno. Com a queda da umidade relativa e o aumento da quantidade de partículas no ar, os quadros como os de alergia, como bronquites e rinites, ficam agravados.

Quando notar algum sinal de alergia em seu cachorro, a primeira atitude é identificar o que pode estar causando o incômodo. Se possível, não deixe o animal em ambientes fechados, com carpetes e tapetes, e lugares tratados com excesso de desinfetantes, odorizadores de ambiente e produtos de limpeza. 

Evite fumar dentro de casa ou próximo ao animal, pois eles também inalam a fumaça e os resíduos do tabaco. O uso constante de umidificadores também pode levar à proliferação de fungos (mofo), o que propicia quadros alérgicos. Outro cuidado deve ser tomado com as alergias na pele, que podem se agravar nas temporadas de temperaturas mais baixas.

Deixe um Comentário