Blog

Temperaturas baixas, riscos para a saúde dos pets

  1. 29 abr 2016
  2. 1227
Temperaturas baixas, riscos para a saúde dos pets

Demorou além da conta, mas, enfim, tudo leva a crer que o Outono chegou de fato. Nem que seja só mesmo com frente fria temporária. Neve, geada, ventos fortes, ressaca das marés dão o ar da estação, que exige muita atenção de quem tem animais de estimação. Na onda da preocupação com a gripe, é bom saber que os animais também correm mais riscos, sobretudo, em épocas de temperaturas mais frias, como no Outono e no Inverno.

A gripe canina, também conhecida como Traqueobronquite Infecciosa ou Tosse dos Canis, pode estar relacionada a vírus, bactérias, fungos ou parasitas. Atenção para sintomas como tosse, espirros, coriza,febre, perda de apetite e apatia, principalmente em animais muito jovens, idosos ou com a saúde já debilitada por alguma outra doença.

A boa notícia é que a maioria dos animais cura-se sozinho. Para ajudar, mantenha a imunidade de seu cachorro alta, com uma alimentação correta e nutritiva. Outra recomendação é a vacinação com reforço anual. No mercado, existem várias vacinas que protegem contra bactérias e vírus causados da gripe.

Problemas alérgicos

Além da gripe, outros problemas afetam a saúde dos cachorros no inverno. Com a queda da umidade relativa e o aumento da quantidade de partículas no ar, os quadros como os de alergia, como bronquites e rinites, ficam agravados.

Quando notar algum sinal de alergia em seu cachorro, a primeira atitude é identificar o que pode estar causando o incômodo. Se possível, não deixe o animal em ambientes fechados, com carpetes e tapetes, e lugares tratados com excesso de desinfetantes, odorizadores de ambiente e produtos de limpeza. 

Evite fumar dentro de casa ou próximo ao animal, pois eles também inalam a fumaça e os resíduos do tabaco. O uso constante de umidificadores também pode levar à proliferação de fungos (mofo), o que propicia quadros alérgicos. Outro cuidado deve ser tomado com as alergias na pele, que podem se agravar nas temporadas de temperaturas mais baixas.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X