Blog

Tempo de frio e de muito cuidado com a saúde dos pets

  1. 04 mai 2017
  2. 1832
Tempo de frio e de muito cuidado com  a saúde dos pets

O inverno é a estação do ano com baixas temperaturas e mais incidência no aparecimento de doenças. Se para os seres humanos o período requer cuidados especiais, para os animais as medidas são bem parecidas ou até maiores. Da alimentação ao tipo de conforto oferecido aos animais, o cuidado nesta época do ano é essencial para garantir a saúde dos animais. Nesta época, os pets estão mais suscetíveis a contrair doenças, principalmente as que acometem as vias respiratórias, devido a poluição, por isso, o cuidado deve ser redobrado.

Um alerta importante nesta época do ano é com a baixa ingestão de água dos animais que, com o frio, tende a ser menor e é aí, que pode se iniciar uma complicação respiratória. O aquecimento dos animais de estimação também é um item que não pode ficar esquecido, sobretudo, para os cães de raças com pouco pelo, como o Boxer e o Pinscher, e de gatos das raças Siamês e Bombay. Veja abaixo algumas dicas importantes:

Vacinas - Existem vacinas para a prevenção de algumas doenças respiratórias em animais domésticos. Pode-se citar a vacina contra a gripe canina, a qual é dirigida contra a bactéria Bordetella bronchiseptica e pode ser aplicada tanto por via intra-nasal, como por injeção subcutânea. Essa vacina não necessariamente evita o contágio, mas reduz as formas menos severas de manifestação da doença, bem como a dispersão do vírus pelo meio ambiente. Para os gatos existem as vacinas contra rinotraqueíte e também contra a calicivirose. À semelhança do que foi citada para os cães, essas vacinas também não promovem 100% de proteção, mas reduzem as manifestações graves e a disseminação dos vírus no meio ambiente.

Banho - Os banhos devem ser realizados em locais fechados, protegidos do frio e preferencialmente dados com água morna, não muito quente para que não ocorra choque térmico. Deve-se também aumentar os intervalos entre os banhos, evitando-se realizar tosas radicais nessa época. De qualquer forma, o animal precisa ser secado muito bem e não deixa-lo em ambientes abertos após o banho.

Passeios - Em dias com temperaturas muito baixas os animais devem ser protegidos com roupas apropriadas para eles. Isso deve ser principalmente observado para aqueles animais que são habituados a fazer suas necessidades durante os passeios, uma vez que necessitam sair do abrigo. Já para aqueles animais habituados a fazerem suas necessidades em locais apropriados dentro de casa, deve-se evitar os passeios ao ar livre, a menos que estejam muito bem protegidos. Deve-se entender que, apesar dos pelos, os animais também sentem frio, assim como nós, humanos.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X