Blog

Treinamento ajuda a ter uma boa relação com o cão

  1. 04 mar 2020
  2. 2265
Treinamento ajuda a ter uma boa relação com o cão

Quando um pet entra na família de qualquer um, iniciando um relacionamento que vai durar anos, traz uma série de responsabilidades para todos da família. Da carteirinha de vacinação à alimentação diária, é preciso pensar em tudo. E uma das tarefas principais é treinar o animal de estimação para viver em harmonia dentro de uma casas.

Se puder adestrar o pet, não perca tempo, pois esse tipo de treinamento será fundamental para despertar o espírito de obediência, e, assim, facilitar todo o trabalho e relação do animal com o seu tutor e os moradores do lugar. Outro ponto importante do adestramento é fazer o cão entender que estará sempre sob o comando de uma pessoa.

Na verdade, o treinamento diária do animal deve começar tão logo ele chegue na casa do seu tutor. Com a separação da mãe, em boa parte das vezes, o pet chega um pouco assustado. Então, aquela dose de carinho é cuidado para dar a ele essa boas-vindas. Uma caminha confortável, uma boa ração para filhotes, água e brinquedos ajudam nessa recepção.

Um ponto de atenção é quando se tem um outro caso em casa como companheiro. O melhor caminho é que eles se conhecem quando o animal mais antigo no ambiente estiver acordado, e sempre com o dono por perto. Com isso, a relação entre eles, desde o início, ficará bem facilitada.

Aprender o significado da palavra "Não" é muito importante, pois o pet vai ouvi-la durante toda vida. Dê ordens em voz firme, mas agradável. Se o animal precisar levar uma bronca, use um tom mais rígido. Nunca bata nele. Use um jornal enrolado e bata no chão, o barulho vai assustá-lo.

Antes do primeiro passeio coloque várias vezes a coleira e a guia para o pet se acostumar. Depois, segure a guia com firmeza e diga "Vem". O cão deve ficar sempre do lado esquerdo. Toda vez que ele tentar correr, diga a palavra "Junto", encurtando a guia e trazendo-o para perto.

"Senta" é outra ordem que deve ser ensinada no adestramento, pressionando-se a traseira do bicho para baixo e repetindo a operação várias vezes.

Sobretudo quando filhote, evite deixar o pet sozinho por muito tempo, pois nessa fase ele precisa muito de carinho e de companhia. Os brinquedos são importantes para roer, fortalecer os dentes e descansar após o adestramento. Treinar cachorro exige paciência e dedicação, o que vai dar a ele um bom sentido de convivência com todos.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X