Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
Apesar de março caminhar para os seus últimos dias, nunca é demais falar sobre a necessidade de prevenção contra as doenças renais. Esse é o mês, batizado de "Março Amarelo", de conscientização contra estes males.
Segundo estimativas da área veterinária, a doença renal crônica é a principal causa de mortes para gatos acima de cinco anos e a terceira para cães da mesma idade.
As campanhas são importantes alertas para os tutores, uma vez que esta é uma doença silenciosa em que a maioria dos donos de pet só costumam perceber os sintomas quando a função renal do cão ou do gato já está muito comprometida.
Alguns fatores de risco desta doença são a idade do animal, a deficiência congênita, o uso de remédios tóxicos aos rins, como antiinflamatórios.
A doença renal crônica apresenta como principais sintomas sede excessiva, aumento da quantidade de urina, vômito, falta de apetite, diarreia e perda de peso sem motivo aparente.
A melhor receita é fazer um diagnóstico precoce, que ajuda muito na cura da doença. Algumas ações simples podem contribuir para a prevenção da doença, como manter o animal hidratado, evitar dar remédios a ele sem orientação e fazer consulta periodicamente ao veterinário.