Vacinação em dia, um ato de amor

1. 25 mai 2016
Vacinação em dia, um ato de amor

A vacinação é a melhor forma de proteger cães e gatos contra doenças infecciosas, causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos. Manter as vacinas em dia é um ato de amor e cuidado, que faz toda a diferença para a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos animais, assim como daqueles que convivem com eles.

Para os Cães

Alguns esquemas vacinais em cães são iniciados aos 45 dias de vida, com aplicação da vacina polivalente. O número de doses e a frequência das aplicações são informados pelo Médico-Veterinário já na primeira consulta do filhote de cão. Os cães também devem ser imunizados contra a traqueobronquite infecciosa canina (“gripe canina”).

A giardíase é uma infecção intestinal causada por um protozoário que pode ocorrer em qualquer fase da vida do cão. Os cães precisam receber a vacina contra a Giárdia.

É necessária ainda, a aplicação da vacina antirrábica, que é obrigatoriamente realizada uma vez ao ano. O controle dessa doença, que é uma zoonose fatal, depende muito da quantidade de cães adequadamente vacinada. O esquema vacinal completo deve ser repetido anualmente.

Para os Gatos

Os gatos também precisam ser imunizados. Para eles, a maior parte dos calendários vacinais se inicia aos dois meses de vida. O número de doses e a frequência das aplicações são informados pelo médico veterinário já na primeira consulta do gatinho.

É necessária ainda, a aplicação da vacina antirrábica, que é obrigatoriamente realizada uma vez ao ano. O controle dessa doença, que é uma zoonose fatal, depende muito da massa de cães adequadamente vacinada. A repetição anual do esquema vacinal, também deve ser seguida para os felinos.