Blog

Veja dicas para cuidar do seu pet nas férias de Verão

  1. 04 jan 2022
  2. 2073
Veja dicas para cuidar do seu pet nas férias de Verão

As altas temperaturas chegaram e muita gente aproveita o início do verão para curtir as férias, seja viajando ou fazendo atividades ao ar livre. E é claro que os pets não ficam de fora!

O mundo petfriendly é uma realidade e muitos lugares, como hotéis, restaurantes, companhias aéreas e rodoviárias, têm se organizado para receber cada vez mais gatos e cães.

Mas, antes de sair por aí é importante se programar e pensar se o pet será parte dos planos ou não, e como garantir a segurança deles.

Veja abaixo um check-list para você e o seu pet terem um período de férias e verão saudável, preparados por Priscila Rizelo, médica-veterinária e Coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil.

Rotina: busque não alterar a rotina do animal e tente manter os horários de alimentação, passeios e brincadeiras o mais parecido com o habitual.

Destino das férias: caso o seu destino seja a praia, certifique-se dos cuidados especiais com alguns tipos de parasitas. Informe-se previamente com o médico-veterinário de sua confiança e lembre-se que em muitas praias a permanência de animais de estimação é proibida.

Hidratação: mantenha sempre água limpa e fresca à disposição.

Altas temperaturas: fique atento ao piso quente, que pode queimar as patas e causar sofrimento aos animais. Também atente ao calor que ele sente quando exposto ao sol, principalmente os gatos e cães de pelos longos e braquicefálicos, de focinhos achatados, como: Pug, Bulldog Inglês, Bulldog Francês, Boston Terrier, Pequinês, Boxer, Dogue de Bordeaux, Shih Tzu, Boston Terrier e Boxer.

Sombra para o pet: busque mantê-los em locais frescos, com sombra e vento para ajudar a controlar a temperatura corporal dos pets. Nessa época do ano, os pets tendem a preferir deitar-se em superfícies frias ao invés das caminhas de tecido mais quentes, porém as opções devem estar sempre disponíveis para escolha deles.

Água fresca: espalhe potes com água pela casa e fontes de água corrente para os gatos. Adicionar algumas pedras de gelo na água ajuda a deixá-la mais fresca e pode ser divertido, caso os pets queiram brincar com elas.

Além disso, a alimentação também pode ajudar a manter os pets hidratados no calor. Os alimentos úmidos possuem alto teor de água em sua composição e, por isso, aumentam a quantidade de água ingerida pelos pets. 

Incluir alimentos úmidos na rotina de alimentação dos pets, junto com o alimento seco, é conhecido como mix-feeding ou alimentação combinada. 

Podem ser oferecidos de forma única em um comedouro separado da  alimentação seca, preferido pelos gatos, e/ou combinados com alimentos secos como é muito bem aceito pelos cães. 

Viagem de carro: se for viajar de carro, passeie com o animal antes de ele entrar no veículo para que ele faça suas necessidades. Além disso, o ideal é que o animal se acostume com o movimento do veículo antes de iniciar o percurso e não é indicado que o animal seja alimentado antes das viagens e durante o trajeto, já que eles podem ficar enjoados.

Caixa de transporte: nunca deixe o pet solto dentro do carro. O recomendado é utilizar caixa de transporte adequada ou, para cães, cinto de segurança próprio.

Segurança a bordo: não permita que o animal coloque a cabeça para fora da janela do carro, pois isso pode causar machucados no caso de impacto com insetos ou pedras e até provocar acidentes.

Carteirinha de vacina atualizada: vale lembrar que o pet deve estar devidamente identificado com plaquinha na coleira ou microchip, além de estar em dia com vermifugação, vacinação, anti pulgas/carrapatos. Companhias aéreas só perdem pets viagem se estiverem com as vacinas atualizadas.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X