Blog

Veja para onde levar seu pet na hora de cuidar da saúde

  1. 11 nov 2015
  2. 1456
Veja para onde levar seu pet na hora de cuidar da saúde

Na hora do desespero, fica difícil, às vezes, ter calma para buscar a melhor solução. Imagine ter uma emergência com seu cão ou gato. O que fazer? Onde levá-lo? Para um hospital veterinário, para uma clínica veterinária, um consultório ou ambulatório veterinário? 

Na dúvida, é bom, sobretudo nos casos em que o tempo pode significar a vida do animal, conhecer bem a diferença entre estes tipos de estabelecimentos. Isso também vale no cotidiano para cuidar da saúde dos pets. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) preparou dicas sobre o que é cada tipo de estabelecimento. Confira abaixo:

Hospitais veterinários

• São os estabelecimentos que possuem a maior estrutura física e de equipamentos, devido a maior complexidade e diversidade dos serviços oferecidos.

• Devem funcionar 24 horas, com presença permanente de médicos veterinários, disponibilizando serviços de assistência médico-veterinária integral aos animais. Compreendem as áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, setor de internação, análises clínicas laboratoriais e diagnóstico por imagem. 

• Para o atendimento clínico, é necessária sala de recepção e consultórios. Para o atendimento cirúrgico, sala de preparo dos animais para os procedimentos; sala de antissepsia e paramentação da equipe cirúrgica; sala de lavagem e esterilização de materiais; unidade de recuperação anestésica; e sala cirúrgica com equipamentos necessários para anestesia e monitoramento do paciente durante o procedimento.

• A internação dos animais é feita em acomodações individuais, compatíveis com as diferentes espécies, devidamente limpas e higienizadas. Existe ainda um local específico e isolado para os animais portadores de doenças infectocontagiosas.

• Os hospitais devem contar também com instalações para os serviços de lavanderia, preparo de alimentação para os animais, depósito, almoxarifado, copa/cozinha, vestiário, sanitários e sala de descanso para os funcionários.

Clínicas veterinárias

• São estabelecimentos que realizam a clínica médica, podendo ter ou não o atendimento cirúrgico. 

• O horário de atendimento pode ser em período restrito ou integral, de 24 horas.

• É necessária a presença de médicos veterinários durante todo o período de funcionamento. 

• Quando a clínica veterinária realizar cirurgias, é necessário haver uma estrutura de bloco cirúrgico, com sala de antissepsia e paramentação da equipe cirúrgica; sala de lavagem e esterilização de materiais; unidade de recuperação anestésica; e sala cirúrgica com equipamentos necessários para anestesia e monitoramento do paciente durante o procedimento.

Consultórios e ambulatórios veterinários

• São os estabelecimentos que prestam serviços de baixa complexidade, restringindo-se à realização de consultas, vacinações, curativos e aplicação de medicação.

• Esses procedimentos devem ser realizados em salas com estrutura física e equipamentos necessários ao exame clínico dos animais.

Transporte e remoção de animais e ambulâncias veterinárias

• Os estabelecimentos veterinários podem dispor de veículos para o transporte, remoção e aplicação de primeiros socorros aos animais.

• Os veículos de transporte e remoção são utilizados unicamente para a remoção de animais que não necessitem de atendimento de urgência ou emergência.

• As ambulâncias veterinárias devem possuir equipamentos que permitam a contenção e a imobilização; o monitoramento de sinais vitais; e a aplicação de medicação de suporte e oxigênio ao animal. 

• Tudo deve ser feito sob o acompanhamento de um médico veterinário.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X