Blog

Você conversa com o seu pet?

  1. 29 jan 2020
  2. 2213
Você conversa com o seu pet?

Você tem um pet em casa como companheiro e amigo fiel, seja ele um cachorro, um gato ou um pássaro? Se a resposta é positiva, certamente de vez em quando você gosta de falar com ele, certo? Agora, você sabe o que é antropomorfismo? Não? É exatamente o ato, por mais estranho que pareça, de conversar com os animais.

A antropomorfização é a atribuição de traços, emoções ou intenções humanas a entidades não humanas. Nenhum outro ser vivo além dos seres humanos tem tal habilidade para identificar o comportamento humano em objetos inanimados ou em animais. Segundo os cientistas, conversar com ou animais ou seres inanimados é um sinal de inteligência.

Os seres humanos tentam antropomorfizar um objeto inanimado ou um animal quando ele possui características que se assemelham a um rosto. Essa capacidade de perceber as coisas não humanas como humanas é que compõe o antropomorfismo.

Normalmente, quando as crianças fazem isso, as pessoas encaram com certa naturalidade e ternura, porém quando são os adultos a apresentar esse comportamento, isso é visto como algo “esquisito”. Segundo os especialistas em antropologia, ver traços humanos em algo não humano ou em um objeto é, na verdade, um sinal de inteligência.

O antropomorfismo não afeta apenas humanos, mas também os animais. Estudos mostram que, se o tutor continuar conversando com os cães, eles aprendem a diferenciar as palavras e a identificar os gestos. Esses animais são companheiros dos seres humanos há anos e evoluíram de acordo com essa convivência.

Quando os tutores falam com os cães, eles são capazes de entender as palavras e as emoções de quem conversa. Os gatos não entendem tão bem quanto os cães, mas eles também têm a capacidade de reconhecer a voz e os comandos dos tutores. Na verdade, os gatos usam mais de 16 maneiras diferentes de se comunicar (eles ouvem, porém não se importam em reagir).

Então, agora que você já sabe o que é antropomorfismo, que tal tocar um dedo de prosa com o seu pet. Não esqueça que, segundo os cientistas isso é sinal de inteligência. Seja você criança ou adulto, deixe o vizinho falar.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X